sexta-feira, 16 de março de 2012

O analfabeto político

Um fenômeno comum que está surgindo atualmente, é a proliferação do analfabetismo politico, que pode ser definido como o total desinteresse pela política ou não adoção de uma posição política (direita, centro ou esquerda), ou seja, é uma pessoa que não gosta ou mesmo odeia a política e nem faz questão de entende-la e um dos motivos que leva as pessoas a adotarem o apolitismo, é a descrença generalizada que as pessoas possuem dos políticos e da política.


Quem adere esta nova tendencia, acredita ser cool, descolado, opositor ao sistema e o pior, muitos se orgulham de não saberem nada sobre ela e mal sabem que isto é algo que os detentores do poder desejam, pois isto ajuda a manter o poder políticos de certos partidos indefinidamente e apesar do senso comum, de que todos roubam, não é só isto que eles fazem, já que eles possuem o poder de aprovar, criar ou vetar diversas leis que irão interferir diretamente ou indiretamente na vida dos eleitores, e quem dá este poder todo, são todos nós, independente de termos ou não convicções políticas solidificadas.



Sabendo deste fato e conhecendo bem que eles tem poder de ditar os rumos do país e do povo, é necessário saber votar e conhecer o partido dos candidatos, pois cada um tem uma ideologia que seguem e cumprem tudo que o partido deseja e muitas vezes, a ideologia do partido de certos candidatos pode ser contra as convicções morais do eleitor e implantar diversas projetos e leis que irão desagradar este eleitor, que acha que todos os políticos são iguais, mas felizmente ou não, estão longe de serem iguais, pois cada um defende uma causa diferente e muitas vezes, não são favoráveis a população.


Então, para poder ter um voto consciente, é necessário conhecer bem cada partido, o significado de esquerda, centro e direita (centro seria um apanhado de ideias de direita e esquerda, e pode ser "neutro" ou não, ou seja, existe o centro, a centro esquerda e a centro direita), conhecer bem o histórico do candidato escolhidos, as suas propostas, entre outras coisas relacionadas a elas, assim, o voto será plenamente consciente, pois este irá eleger uma pessoa e um partido que comungue dos seus princípios morais e éticos, fora que, conhecendo bem o partido escolhido, bem como o seu candidato, é possível ter um certo prognóstico de como será o governo, já se continuar com o analfabetismo politico, poderá eleger alguém que não tenha nada a ver com o desejo dela sobre o futuro do país, estado ou município ao qual pertença, e dará poder a uma pessoa que não irá cumprir com as expectativas dela, o que causará frustração e revolta, e tem o fato de que o analfabeto político tende a errar mais em suas escolhas, por não ter muito conhecimento de política e por ser mais fácil de manipular.

2 comentários:

  1. Esse é o mesmo tipo de retardado,que quando tu abre uma discussão sobre política,a anta diz: "Não gosto de política",ou: "Só tem corrupto".E ainda quer ser respeitado em um debate.

    ResponderExcluir
  2. ta más até concordo com você, mas no meio político á um sistema onde ou você adere ou cai ´´fora´´, e esse negocio de esquerda ou direita, centro , são tantas direções, ao meu ver não levam á nada pois a maioria coloca interesses pessoais ao invés do coletivo, acredito que fazer política é quando questionamos o sistema,quando repudiamos atitudes dos nossos governantes, onde dar bolsa família , bolsa escola etc.. é melhor do que uma escola de qualidade e trabalho para sanar algumas desigualdades sociais. se isso é ser um analfabeto político bom não sei oque é ser então um cidadão consciente, sera que é necessário me envolver nesse meio sujo e me corromper,. apoiar pessoas que acredito se corromper futuramente, ou lutar da minha forma sem seguir posições filosóficas (que não é ciência) e políticas. se formos seguir Bertolt Brecht, e Sigmund Freud e tantos outros com ideias próprias de como acham que o mundo deve ser, será que já não estamos formando um pensamento alienado? mas amigo tenho várias duvidas sobre esse assunto gostaria se o senhor permitisse de manter contatos pois quero formar uma opnião própria se isso for possivel meu email é jonatanrodriguesaires@hotmail.com

    ResponderExcluir

As opiniões expostas nos comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores, e não refletem de forma alguma a opinião do administrador do blog.