quarta-feira, 19 de março de 2014

A falta da responsabilidade pessoal

Algo comum atualmente, é a delegação da responsabilidade pessoal para outros agentes externos ou internos, como forma de se livrar das consequências e de possíveis julgamentos e/ou punições.

Há diversos exemplos disso, e basicamente, é considerar que nada é culpa da pessoa, mas sim, de agentes externos, como a sociedade, o "sistema", o meio onde vive, ou dos internos, como os instintos, supostos transtornos mentais, emoções fortes, etc.


Ao fazer isso, impede que ela possa ser responsabilizada e com isso, mudar a postura, pois sem incentivo para ser responsável e sem punição para os erros, a tendência é que continuem persistindo nas falhas, ao invés de melhorar.

Esse tipo de ação denota imaturidade e infantilidade, já que apenas crianças, por sua compreensão limitada do que é certo e necessário a ela, foge das consequências de seus atos.


Portanto, somente com a responsabilidade pessoal, é que uma pessoa pode melhorar, amadurecer, ou no pior dos casos, compensar um erro cometido, pois ela demonstra, sem dúvida nenhuma, que toda ação tem reação, então, para evitar consequências ruins, evitará errar.



2 comentários:

As opiniões expostas nos comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores, e não refletem de forma alguma a opinião do administrador do blog.